Rumo a uma nova fase do GESC!

Neste momento em que estamos elegendo uma nova Diretoria do GESC - Grupo Escoteiro Santa Cruz, gostaria, inicialmente, de agradecer a todos pelo apoio às atividades do Grupo no período de gestão que está se encerrando nesta Assembleia. Agradeço aos pais /  responsáveis, que confiaram parte da vida de seus filhos / dependentes aos cuidados dos adultos voluntários. Também a estes adultos, tanto aos membros da Diretoria quanto aos Chefes dos quatro Ramos – Lobinho, Escoteiro, Sênior e Pioneiro, assim como Comissão Fiscal, os que estão e os que já passaram pelo Grupo, que em suas várias funções se dedicaram imensamente para o desenvolvimento das crianças e jovens escoteiros. E um agradecimento a todos os amigos e amigas que, de alguma forma, deixaram sua contribuição para o GESC.

Estamos vivendo um período de nossas vidas bastante especial e difícil, assim também no GESC, mas devemos lembrar das muitas atividades alegres, desafiadoras e construtivas que tivemos, inclusive de maneira não presencial, torcendo para que possamos o mais breve possível retomarmos os encontros na Sede, nos acampamentos e participar de tantos outros eventos que estão sendo carinhosamente e cuidadosamente planejados pelos Escoteiros do Brasil em suas várias instâncias.

Vale lembrar, por exemplo, do 6º Camporee Sul, realizado em janeiro de 2019 na cidade de Soledade, que contou com mais de quatro mil participantes, incluindo quase 40 do GESC! E o Acamgesc 2019 em Igrejinha e Três Coroas, com quase 90 integrantes envolvidos em confraternização e aventuras! Também tivemos oito representantes no Jamboree Mundial em julho de 2019 nos Estados Unidos!

E o GESC esteve representado ainda em eventos como ADL – Acampamento Distrital Lobinho, Aventura Regional Escoteira, Desafio Distrital Sênior, Mutirão Regional Pioneiro, seminários e encontros de capacitação de jovens e adultos, concurso de fotografia dos Escoteiros do Brasil e muitos outros!

Já neste ano de 2020, em função da pandemia, as atividades oferecidas pelos Escoteiros do Brasil foram adaptadas à realidade atual e tivemos o “Formando Monitores” do Ramo Sênior, o “Scout e-Sports League” com participação de Pioneiros e várias “lives” e encontros não presenciais para jovens e adultos. Também no GESC se procurou manter o contato entre seus membros, com reuniões periódicas de Chefia e atividades com crianças e jovens e pais / responsáveis, tudo de forma não presencial. Quando possível e conforme as orientações das autoridades e seguindo os protocolos de higiene, foram realizadas ou houve participação em atividades comunitárias (permitidas pelos Escoteiros do Brasil), como a arrecadação de roupas e alimentos feita pela Tropa Sênior, a participação na distribuição de mudas de árvores em parceria com a Gazeta do Sul e entregas de almofadas do projeto de reciclagem de guarda-chuvas e sombrinhas.

Falando em projetos, temos captado recursos financeiros para as ações do GESC, conforme segue:

Ano

2017

2018

2019

2020 (parcial)

Valor captado (RS)

20898,00

20075,00

27960,00

20000,00

São estas verbas que proporcionaram a participação dos membros do GESC em eventos como o Acamgesc 2019, visitas no Sítio Pedagógico, compra de alimentação e transporte para o Camporee e compra de equipamentos e materiais de expediente e de uso nas diversas atividades. Com isso, pôde-se aliviar os custos para os pais / responsáveis, deixando as contribuições mensais para utilização em outras rubricas, como gastos emergenciais e manutenção da Sede.

Em termos de valores, fechamos o ano de 2019 com R$2640,42 em caixa e pouco menos de R$16000,00 de valores próprios do GESC em banco, fora valores de projetos, que são gerenciados em contas separadas.

Estas e outras informações financeiras têm por base documentos fiscais que estão disponíveis para consulta pelos associados e, em relação às contas do exercício anterior (ano de 2019), as mesmas foram vistas e aprovadas pela Comissão Fiscal.

Sobre recursos humanos, o GESC conta formalmente com 23 adultos voluntários atuando como dirigentes e escotistas, mais três na Comissão Fiscal. Ao longo do tempo, vários destes voluntários e até alguns pais / responsáveis têm participado de capacitações, seja para conhecer melhor o Movimento Escoteiro ou para estarem ainda mais preparados para contribuir com o desenvolvimento das crianças e jovens escoteiros.

De maneira a levar ao conhecimento de todos um pouco das atividades do GESC, estamos trabalhando para aprimorar os canais de comunicação e divulgação, seja pelas mídias do Grupo (blog e demais redes sociais), serviços de mensagem (whatsapp, email) e mesmo buscando espaços na mídia profissional. Foram várias oportunidades em que o GESC foi tema de reportagem e entrevista ou ao menos citado nos principais meios de comunicação da região de Santa Cruz do Sul.

Entre erros e acertos, temos procurado fazer o melhor possível para que o GESC – Grupo Escoteiro Santa Cruz possa atingir o sonho de “ser uma instituição reconhecida na comunidade de Santa Cruz do Sul como referência no processo de desenvolvimento de jovens”.

Assim, nesta nova fase que se inicia, contamos com o apoio de cada membro da Família GESC para construirmos uma instituição mais fortalecida e que seja de grande importância e de impactos positivos na vida de nossas crianças e jovens!

SAPS!

Andriano A. Felippe Alves

Diretor Presidente

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário