Histórico do GESC


GRUPO ESCOTEIRO SANTA CRUZ 

O Grupo foi fundado em 15 de março de 1986, tendo Renato Maria Beck como chefe de grupo e contando com Marcelo Maciel (escoteiro vindo de Santa Catarina), Roberto Borges (transferido de Santa Maria) e o noviço Luciano Pedroso, iniciando então as atividades do GESC.

Inicialmente a Sede era uma sala dentro do Parque da Oktoberfest e desde 1996 está situada atrás da Secretaria Municipal de Educação.

Em 2003 foi criada a Associação Beneficente Flor de Liz, mantenedora do GESC até o ano de 2013, quando foi alterado o estatuto social e Associação passou a se chamar de Grupo Escoteiro Santa Cruz.

O GESC esteve presente em inúmeros eventos ao longo de sua história, assim como tem recebido atividades em sua Sede.

Dentre os eventos em que teve representação com ao menos um membro ou mesmo com todos os Ramos representados, estão edições de AGAARS, Aventura Escoteira, Desafio Sênior, Mutirão Pioneiro, Camporee, Jamboree, ARL, Indaba, Impisa, Assembleia Escoteira, Congresso Escoteiro, além de diversas capacitações e encontros de dirigentes e escotistas.

O GESC também participou de atividades Internacionais.

Em 2001 participou do Jamboree Panamericano em Foz do Iguaçu com 4 escoteiros e 1 chefe. Em 2005 esteve representado no Jamboree Panamericano na Argentina com 3 escoteiros e 1 chefe. No mês de julho de 2007, 6 escoteiros e 2 chefes participaram do Jamboree dos 100 anos do Movimento Escoteiro na Inglaterra. Em 2008, 11 representantes do GESC participaram do V Jamboree Nacional no Rio de Janeiro.

Em agosto de 2015, 2 jovens e 1 chefe participaram do 23ºJamboree Mundial Escoteiro no Japão. Já no Jamboree seguinte, nos Estados Unidos, 7 jovens e 1 chefe representaram o GESC.

No início de 2019, o Grupo esteve representado no Camporee na cidade de Soledade com um contingente de mais de 40 membros, entre jovens e adultos.

Com a situação de pandemia, não tem havido eventos presenciais. No entanto, os membros do Grupo têm participado de atividades on-line, como cursos, rodas de conversa, encontros com outros grupos escoteiros, palestras, jogos e diversas outras formas de relacionamento e aprendizado.

Muitos jovens e muitos adultos fizeram e continuam fazendo a história do GESC. Cada um tem guardadas as lembranças inesquecíveis de toda a vivência a partir da vida ao ar livre e mesmo dos desafios no ambiente on-line.

Para poder oferecer a melhor orientação às crianças e adolescentes, o GESC prima pela capacitação constante de sua chefia. Dessa forma, tem-se se procurado incentivar a participação em diferentes eventos de capacitação, inclusive cobrindo todos os gastos, buscando ampliar as competências dos adultos voluntários.

 

O Lenço

Dentre os itens que compõem o uniforme ou vestuário escoteiro, o lenço é aquele que identifica a qual grupo um jovem ou adulto pertence e suas linhas e cores têm um significado único e marcante na história de cada Grupo.

Durante as comemorações dos 25 anos do GESC, em 2011, uma das questões levantadas era a história do lenço do Grupo. Foi em uma conversa com alguns dos fundadores que eles contaram a importância da cultura do tabaco a partir da década de 70 na economia do Município de Santa Cruz do Sul. A cor do lenço era um pouco mais escura do que é hoje, representando a cor de uma folha de fumo seca.

E a borda verde? No final da década de 80, o assunto natureza começava a tomar proporções mais significativas e no município se discutia a respeito do “Cinturão Verde”, uma área de preservação ambiental ao redor de Santa Cruz do Sul. Assim, o lenço ganhou um contorno verde, representando a área de proteção ambiental.





A identidade visual do GESC também foi evoluindo ao longo do tempo. Em Assembleia de Grupo no dia 10 de agosto de 2013 foi aprovada a nova Identidade Visual.


Bandeira




Logotipo


A história do GESC tem sido marcada por muitas alegrias, conquistas, desafios e dificuldades, mas buscando sempre praticar um Escotismo da melhor qualidade, de forma a contribuir para que as crianças e jovens se tornem cidadãos e cada vez mais úteis e ativos na sociedade!

“Da Alcateia aos Pioneiros, somos sempre Escoteiros, com um rumo a seguir, sem nunca desistir e o lema Sempre Alerta estaremos a cumprir”.

Grupo Escoteiro Santa Cruz