Semear

O Programa Ambiental Semear é, antes de tudo, uma forma de despertar a consciência de nossa responsabilidade para com o planeta.
O cuidado e o comprometimento com as plantas e o ecossistema envolve nossas crianças e adolescentes e amplia esta visão para família, escola e sociedade.


1. Introdução
O Programa Semear vem ao encontro da necessidade de trabalhar a Educação Ambiental de forma multidisciplinar e abrangente através da interação de nossos jovens (crianças e adolescentes) na prática de coletar sementes, semear e plantar árvores nativas; bem como compreender a necessidade de preservar nosso ecossistema como um todo, desde a preservação de árvores, águas, animais e destinação adequada de resíduos.
Permitindo com isto seu desenvolvimento como um todo, proporcionando conceitos básicos de meio ambiente e dando ferramentas de aprendizagem adequadas e motivadoras; definidas no projeto educativo do movimento escoteiro.


2. Objetivos
2.1 Objetivo geral
Oferecer meios efetivos para que cada jovem compreenda a necessidade de conservação ambiental, desenvolvendo suas potencialidades, adotando posturas pessoais e comportamentos sociais que lhe permitam viver numa relação construtiva consigo mesmo e com o meio ambiente, colaborando para que a sociedade seja ambientalmente sustentável e socialmente justa preservando todas as manifestações de vida do planeta.


2.2 Objetivos específicos
  • Implantação de viveiro florestal que gere conscientização ambiental nos jovens escoteiros e na comunidade
  • Produzir 1600 mudas de árvores nativas por ano, com intuito de utilizá-las para recuperar áreas degradadas, reservas legais, matas siliares, recuperar a vegetação nativa através de seu plantio e distribuição.
  • Oferecer teoria e pratica sobre o correto manejo com as mudas.
  • Cumprir uma das leis da promessa escoteira – O Escoteiro é bom para os animais e plantas.
  • Proporcionar embasamento para formar conceitos relacionados à importância da educação ambiental.
  • Motivar a contribuírem para construção de uma sociedade mais consciente e solidária na forma de uso dos recursos naturais.
  • Promover combate ao desperdício e uso racional dos recursos naturais estimulando a mudança de hábitos, sem perder qualidade de vida.
  • Estimular o espírito de cooperar uns com os outros e com a natureza
  • Realizar campanhas de distribuição de mudas na comunidade local em praças, eventos e hospitais.
3. Publico alvo
Lobinhos, Escoteiros, Sêniors e Pioneiros do GESC- 181, bem como suas famílias e a comunidade local.


4. Desenvolvimento
O desenvolvimento esta dividido em três etapas tendo como metodologia o aprender fazendo. As etapas podem ser trabalhadas em tempos diferentes, porem deve ter atividades previstas em cada uma delas sob pena do objetivo geral não ser atingido. Cada chefe de seção deve prever as etapas em seu programa educativo.
As atividades serão coordenadas pelos responsáveis do projeto e auxiliadas pelos chefes de cada seção envolvida.


4.1 Coletar sementes, produzir e plantar mudas.

A coleta das sementes pode estar prevista em um acampamento externo ou em ações individuais de cada jovem com a premissa de ter recebido orientação técnica.
A semeação será realizada na sede utilizando sementes coletadas ou oriundas de bancos de sementes oficiais com substrato formulado através de terra preta, composto de casca de pinus e material oriundo da composteira instalada no Grupo. Os recipientes utilizados para acondicionar as mudas deverão ser provenientes de resíduo recicláveis gerados na comunidade tais como garrafas pet, caixas de leite etc.. O viveiro terá cobertura de sombrite a 50%, sistema de irrigação com água preferencialmente coletada de telhados. Na fase final as mudas serão expostas ao tempo para receber adaptação climática. 

O plantio pode ser organizado de forma que atinja o grupo ou uma seção e preferencialmente com a participação de entidades da comunidade local em áreas de beneficio coletivo, tais como, sedes sociais, praças, escolas, sedes cadastradas para nossos acampamentos, projetos oficiais, universidades etc...
Sugere-se incluir outras atividades afins para que se torne atrativo para os jovens. Todo o processo obedecerá procedimentos técnicos afim de viabilizar o sucesso desta etapa.


4.2 Campanhas comunitárias de práticas ambientais
Consiste em promover atividades em praças, escolas ou entidades que promovam consciência de preservação tais como: coleta seletiva de resíduos, coleta de óleos usados, distribuição de mudas, incentivar uso de transporte alternativo, importância e técnicas de economizar água e luz, distribuição de mudas etc...


4.3 Motivar as crianças e adolescente a montar e executar pequenos projetos relacionados a práticas ambientais
Objetiva o crescimento das crianças e adolescentes para que sejam promotores de boas práticas ambientais na sociedade através de ideias relacionadas a pequenos atos de uso do ecossistema que resultam em melhoria da qualidade de vida em todo planeta. Sugere-se que estes projetos sejam premiados com distintivo Panda.

5. Considerações finais
Busca-se através de todo processo de aprendizagem e formação proposto pelo Projeto Semear, a efetivação de uma ação ambiental consistente e programática dos recursos hídricos, flora e fauna em nossa região. Não podemos apenas produzir e plantar mudas, necessitamos envolver todo um processo de aprendizagem para efetivar a ação.
Baseado no conhecimento, vivencia e sensibilização, a ação ambiental não se perde numa ação solidária. Mas sim, faz parte de um processo educacional consistente, criando elos de formação continua na aprendizagem e estimulo de novas ações nas mais diversas áreas da sociedade.
Não podemos deixar de referenciar “Baden-Powell”, fundador do Escotismo, esta fraternidade mundial centenária com mais de 50 milhões de membros que tem por objetivo ajudar e preparar jovens a atingir todo potencial físico, intelectual e espiritual. O lema do escotismo mundial reflete as iniciais de seu fundador, “Be Prepared” (esteja preparado). E por fim, segue o final da carta de despedida aos jovens deixada pelo nosso fundador: 
“....o estudo da natureza mostrará a vocês quão repleto de coisas belas e maravilhosas Deus fez o mundo para vocês aproveitarem. Alegrem-se com o que receberam e façam bom proveito disso. Olhem para o lado bom das coisas, ao invés do lado ruim delas. Contudo, a melhor maneira de obter felicidade é proporcionar felicidade a outras pessoas. Tentem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram e, quando chegar a hora de morrerem, possam morrer felizes com o sentimento de que, pelo menos, não desperdiçaram o tempo, mas fizeram o melhor que puderam. Estejam preparados, desta maneira para viverem e morrerem felizes, sempre fiéis a Promessa Escoteira, até mesmo depois de deixarem de ser jovens- e que Deus os ajude a cumpri-la. Vosso amigo, Badem-Powel”.


Obs.: O Programa Ambiental Semear está cadastrado no site da WOSM (sigla em inglês para Organização Mundial do Movimento Escoteiro) entre os inúmeros projetos desenvolvidos pelos escoteiros ao redor do mundo. Para acessar, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário