Indaba do GESC - 2012

No final de semana dos dias 21 e 22 de janeiro, a Chefia do GESC realizou seu INDABA, na Chácara do Chefe TonY, no Canto da Montanha.
Após todos partirem em comboio, a primeira atividade já foi bem movimentada: chegar ao topo da montanha. Só quem conhece o local faz ideia do que foi a chegada. Mas foi logo pela manhã também que se deu o tom da atividade para o final de semana, pois tudo foi encarado com muito bom humor, leveza e, principalmente, espírito de equipe e união.
Bandeiras a postos, quebra-gelo e foi hora de colocar a programação de 2012 em dia, só interrompido por um delicioso almoço preparado pelo Chefe Ernani. À tarde todos expuseram as propostas de atividades, onde foi se construindo um calendário compartilhado e onde todos puderam ir trocando ideias para enriquecer a programação de cada ramo. Foram tratadas diretrizes gerais e alguns projetos para este ano, como a participação do Grupo no Projeto Protetor das Águas.

Preparem-se, 2012 promete!!!

À noite foi chegando e enquanto a Diretoria preparava a janta, a Chefia técnica preparava-se para o Fogo de Conselho. Uma releitura da obra do Pequeno Príncipe, da passagem da raposa, sobre cativar foi desenvolvida com muita descontração. O resultado foi excelente e com certeza vai ficar na lembrança de todos que puderam vivenciar aqueles momentos, em que a chefia incorporou o espírito de uma patrulha escoteira e se divertiu muito, mesmo tratando de um tema bastante profundo.

Todos estavam tão animados que foi difícil o sono chegar.

Na manhã do domingo, após a Hora mística, com os propósitos de 2012 devidamente renovados, a Chefia trabalhou com o nó cabeça de turco, onde todos puderam confeccionar um arganel de Gilwell.


Outra atividade muito interessante foi desenvolvida ainda pela manhã, onde foi trabalhado o livro base do Escotismo Mundial, Escotismo para Rapazes. Cada equipe recebeu a tarefa de reproduzir uma ou mais cenas contidas no livro, para que seja publicado, lado a lado com os originais. Confira abaixo como ficaram as releituras. Aproveite para ler as mensagens deixadas por Baden Powell nesta obra.

Ao meio dia um saboroso galeto, especialmente preparado pelo anfitrião.


À tarde a chefia preparou conjuntamente uma programação para um acampamento muito especial e desta forma encerrou um INDABA, que será levado na mente e no coração de todos por muito tempo.

Que 2012 seja repleto de atividades tão atrativas para nossos jovens, como foi para a Chefia este INDABA. Assim seja!

Confira abaixo algumas fotos reproduzidas do livro "Escotismo para Rapazes"







 Conversa de Fogo de Conselho





O bastão escoteiro é útil para um grande número de atividades ao ar livre

                                                                               




O Aperto de Mãos Escoteiro, usado como cumprimento entre escoteiros é dado com a mão esquerda.





















Um comentário:

  1. Só posso dizer uma coisa: estava SHOW este INDABA. Parabéns a todos os chefes que fizeram de cada minuto um momento inesquecível. Que possamos sempre ter este entusiasmo e esta alegria!
    Sempre Alerta!
    Charles.

    ResponderExcluir