Indaba do GESC - 2012

No final de semana dos dias 21 e 22 de janeiro, a Chefia do GESC realizou seu INDABA, na Chácara do Chefe TonY, no Canto da Montanha.
Após todos partirem em comboio, a primeira atividade já foi bem movimentada: chegar ao topo da montanha. Só quem conhece o local faz ideia do que foi a chegada. Mas foi logo pela manhã também que se deu o tom da atividade para o final de semana, pois tudo foi encarado com muito bom humor, leveza e, principalmente, espírito de equipe e união.
Bandeiras a postos, quebra-gelo e foi hora de colocar a programação de 2012 em dia, só interrompido por um delicioso almoço preparado pelo Chefe Ernani. À tarde todos expuseram as propostas de atividades, onde foi se construindo um calendário compartilhado e onde todos puderam ir trocando ideias para enriquecer a programação de cada ramo. Foram tratadas diretrizes gerais e alguns projetos para este ano, como a participação do Grupo no Projeto Protetor das Águas.

Preparem-se, 2012 promete!!!

À noite foi chegando e enquanto a Diretoria preparava a janta, a Chefia técnica preparava-se para o Fogo de Conselho. Uma releitura da obra do Pequeno Príncipe, da passagem da raposa, sobre cativar foi desenvolvida com muita descontração. O resultado foi excelente e com certeza vai ficar na lembrança de todos que puderam vivenciar aqueles momentos, em que a chefia incorporou o espírito de uma patrulha escoteira e se divertiu muito, mesmo tratando de um tema bastante profundo.

Todos estavam tão animados que foi difícil o sono chegar.

Na manhã do domingo, após a Hora mística, com os propósitos de 2012 devidamente renovados, a Chefia trabalhou com o nó cabeça de turco, onde todos puderam confeccionar um arganel de Gilwell.


Outra atividade muito interessante foi desenvolvida ainda pela manhã, onde foi trabalhado o livro base do Escotismo Mundial, Escotismo para Rapazes. Cada equipe recebeu a tarefa de reproduzir uma ou mais cenas contidas no livro, para que seja publicado, lado a lado com os originais. Confira abaixo como ficaram as releituras. Aproveite para ler as mensagens deixadas por Baden Powell nesta obra.

Ao meio dia um saboroso galeto, especialmente preparado pelo anfitrião.


À tarde a chefia preparou conjuntamente uma programação para um acampamento muito especial e desta forma encerrou um INDABA, que será levado na mente e no coração de todos por muito tempo.

Que 2012 seja repleto de atividades tão atrativas para nossos jovens, como foi para a Chefia este INDABA. Assim seja!

Confira abaixo algumas fotos reproduzidas do livro "Escotismo para Rapazes"







 Conversa de Fogo de Conselho





O bastão escoteiro é útil para um grande número de atividades ao ar livre

                                                                               




O Aperto de Mãos Escoteiro, usado como cumprimento entre escoteiros é dado com a mão esquerda.





















Grupo Padrão Ouro 2011/2012

                 A União dos Escoteiros do Brasil apresentou hoje o resultado final do Grupo Padrão 2010/2011, e o Grupo Escoteiro Santa Cruz, conquistou o Padrão Ouro.

             Este é um trabalho que vem sendo desenvolvido há vários anos, por uma equipe dedicada.

             Parabéns a todos os membros do GESC, Jovens, Pais, Chefia, Diretoria, Parceiros.

 

CANÇÃO DO GESC ESTÁ NA FINAL

A canção criada por Charles Muller, Thales Müller e Nélio lima, do G. E. Santa Cruz, "Jamboree, do Oiapoque ao Chuí", acaba de ser confirmada como uma das três finalistas no concurso da UEB que vai escolher o tema do Jamboree Nacional 2012.

Agora, a escolha definitiva será por voto e todos os jovens e adultos inscritos na UEB podem participar. Basta entrar no programa SIGUE Jovem (clique aqui) e digitar no campo "nº de registro" o número do seu registro na UEB (impresso na carteirinha), SEM O DÍGITO VERIFICADOR, e em "senha" a sua data de nascimento no formato DD-MM-AAAA caso não a tenha alterado ainda (ex.: registro = 002028-1, colocar 002028; nascido em 28 de março de 1990, senha = 28031990).

Após clicar em "entrar", vá em "enquete" e vote na terceira opção, que é a música "Jamboree, do Oiapoque ao Chuí".

Vote, divulgue!!!

ESCOTEIRO DO GESC SELECIONADO EM CONCURSO

O escoteiro Thales Müller, do GESC, postou um texto para participar do "Concurso Cultural Casamundi", divulgado pela UEB/RS, que levará o vencedor ao 5° Jamboree Nacional.

Pois bem, com o apoio de todos, o texto "Eu tive um sonho" foi selecionado e é um dos cinco finalistas do concurso. Mais uma vez, pedimos a todos que acessem o link abaixo para ajudar o Thales a ir ao jamboree!!! Votem e divulguem entre os amigos (só é possível um voto por computador!!!).


Confira abaixo o texto na íntegra:

Eu tive um sonho, de Thales Müller

Ontem à noite já era véspera do último dia de participar da promoção da Casamundi te leva ao 5º Jamboree Nacional Escoteiro 2012, que será no Rio de Janeiro. E eu não parava de pensar em como começar minha narrativa e a inspiração não vinha. Olhava o vídeo de divulgação, olhava para a campanha estampada no site da Casamundi e muitas ideias surgiam, mas nenhuma delas parecia boa o suficiente.  
Comecei a assistir ao filme “Brasil Animado” e a primeira parada dos personagens principais, Stress e Relax, era justamente o Rio de Janeiro. Quando eles chegaram no Rio, um filme literalmente passava pela minha cabeça. Cada pedacinho da Cidade Maravilhosa que era mostrada, mais com vontade de conhecê-la eu ficava. Eles visitaram o Pão de Açúcar, Teleférico, Corcovado, Cristo Redentor, suas praias, fizeram o passeio de Asa Delta, Maracanã, Ipanema e o calçadão de Copacabana.  
A narrativa continuava e cada vez mais eu pensava como o Escotismo nos dá oportunidades de conhecer outros lugares, outras pessoas. E quantos lugares lindos e interessantes há no Brasil para se visitar. Quantos Jamborees serão necessários para eu conhecer tantos lugares legais, eu pensava. 
Lembrava que hoje já tínhamos o JOTI, um Jamboree todo pela internet, em que teremos oportunidade novamente de conversar com outros escoteiros de vários lugares do Brasil.  
No final, eles tanto rodaram o Brasil e o que eles tanto procuravam, o Jequitibá Rosa, estava tão perto de onde eles moravam. Terminou o filme e uma idéia não me deixava sossegar. Será que assim como eles viajaram tão longe para buscar algo, eu também não estou tentando buscar uma história muito fantástica e a resposta pode estar mais próxima do que se imagina?  
Fui dormir com aquele pensamento. 
Acordei pela manhã e tinha a sensação de que meu sonho durou a noite toda. Sonhei que tinha ganho o concurso, comemorei com meus amigos escoteiros, já me vi preparando a mochila, empolgado com as atividades que vinham pela frente, me vi embarcando para o Rio de Janeiro, rodeado de amigos escoteiros, todos de mochila nas costas, caminhando pelos pontos turísticos do Rio e para cada lado que eu olhava era um jovem com um lenço diferente, mas com o mesmo sorriso no rosto, com o mesmo ideal. Acho que acordei quando entrávamos para o campo de atividades.  
Quando acordei, rindo comigo mesmo, só lamentava não ter visto as atividades. Olhei para o computador ao lado da cama e pensei: não preciso sonhar, eu vou estar lá nesta atividade. E foi assim que comecei a escrever este texto, cheio de esperanças de que, assim como a viagem de Stress e Relax iniciou pelo Rio de Janeiro, quem sabe a minha experiência de Jamborees também não comece lá? 
“Sonho que se sonha só, é só um sonho”, já dizia Raul, mas quando compartilhamos nossos sonhos e corremos atrás deles, eles se tornam realidade!